23.7.10

oh, fukin' ego.

o que quero neste post é expor o MEU maldito ponto de vista sobre pessoas egoístas e egocêntricas. já li pontos de vistas de outras pessoas sobre isso e não concordo com mais da metade delas. sim, imparcialidade rula aqui.

e nota rápida antes de começar: tudo o que vem a seguir é totalmente baseado em pessoas reais do meu convívio diário ou que são bem próximas de mim de alguma forma, pois só assim consigo conhecê-las melhor e, consequentemente, analisá-las em conjunto. eu não invento essas coisas. (só algumas haha not.)

enfim, ok, na minha opinião:

pessoas egoístas agem sem pensar e querem tudo pra si mesmas e com retorno imediato. nem sempre são espertas e calculistas. mal educadas, ciumentas, desejam quase que exclusivamente coisas materiais e acham que é daí que vai sair a felicidade delas. pensam primeiro na COISA que elas querem. sempre. geralmente, como disse, essa 'coisa' é algo material, tipo, roupas, carro, casa, dinheiro, uma viagem, um diploma, um beijo, ou uma pessoa que esteja afim e tal (geralmente essas 'coisas' tem alguma relação com status pro egoísta em questão). só existe um tipo de egoísta que é esse que descrevi.

regra geral: todos passam por cima de tudo, muita vezes de maneira bem burra, pra conseguir algo material. e todos tem necessidade de chamar a atenção e causar inveja.

já as pessoas egocêntricas são geralmente mais espertas, calculistas, planejam o caralho a quatro pra conseguir o que elas querem. dos egocêntricos mais hardcore que eu conheço, a maioria em peso prefere abrir mão do seus desejos materiais pra estar num lugar ou ficar de uma forma que agrade a si mesmo; prezam muito mais pelo próprio bem estar. são pessoas observadoras e sabem (ou pelo menos acham que sabem) o que fazer pra conseguir o que querem. são icebergs, são exageradamente exagerados por dentro.

muitos dos egocêntricos desse tipo são também egoístas, mas não é regra geral.

quando algum egocêntrico coloca algo na cabeça, não importa o que seja, ninguém tira isso dele. existem 3 tipos de egocentrismo que eu consegui perceber - até hoje:

1. egocêntricos/egoístas: são os 'menos' egocêntricos que tem tanto traços egoístas quanto egocêntricos; a fusão desses traços provocam uma confusão de ego, de objetivos pessoais, de sentimentos e coisas do tipo e, por isso, costumam ser melancólicos. a maioria não demonstra isso e alguns tem uma esperança (ou uma flexibilidade) de mudar um dia;

2. egocêntricos profundos: são os de 'nível' maior, que são puramente egocêntricos, geralmente, não possuem muitos dos traços egoístas e, quando percebem algum daqueles traços egoístas, fazem de tudo para escondê-lo dos outros. se mostram carismáticos, quando no fundo são inflexíveis: nada e ninguém consegue mudá-los a não ser o próprio;

3. egoístas 'coitados': que acham que são os únicos que merecem atenção e sempre se fazem de vítima. mártires sem causa. costumam ser 'parasitas' de outras pessoas que não são nem egoístas e nem egocêntricas e não tem remorso por isso.

(lembrando sempre que eu não vejo problemas em julgar as características dos outros das quais eu não concordo, com respeito e nível. e ironia, às vezes. haha not again. e lembrando também de que não existem duas pessoas iguais, só semelhantes.)


sobre egocêntricos/egoístas vs. egocêntricos profundos.

esses de nível mais 'baixo', eu acho que podem mudar um dia e não serem mais assim - não significa que irão MESMO mudar, mas que existe a possibilidade - pois são mais flexíveis sobre o

próprio ego do que os egocêntricos mais profundos. os egocêntricos/egoístas conseguem seu bem estar com um pouco mais de facilidade pois tendem a não almejar grandes coisas e aceitar situações parecidas com a que desejam (pensam do tipo: 'tá, não consegui o que EU queria pro MEU bem, mas consegui algo próximo pra MIM, então EU vou ficar por aqui, por enquanto, mas EU vou ficar bem, por enquanto'. são temporários. por isso, os 'baixos' tendenciam a ser mais melancólicos e acomodados do que os profundos. os egocêntricos profundos só saem do lugar que estão se tiverem a certeza absoluta de que conseguiram exatamente o que queriam e só saem do lugar que estão quando tem a certeza absoluta que vão ficar do jeito que querem ficar. por isso, os mais 'baixos' dificilmente estão no lugar ou do jeito que queriam e parecem, para os outros, que são inconstantes, mutantes emocionais e tudo mais, quando que na verdade estão sempre, eu disse SEMPRE, pensando e desejando onde e como gostariam de estar. já os profundos são mais extremistas nesse ponto (pelo menos os que eu conheço): ou estão onde não queriam estar, planejando pra ir EXATAMENTE para onde querem estar, ou já estão EXATAMENTE onde queriam estar e ponto final para o mundo. não são acomodados e costumam ser menos tolerantes às próprias vontades, em relação aos egocêntricos mais 'baixos'. é tipo 'ou é do jeito que eu quero ou é nada.' como disse, os egoístas/egocêntricos são mais flexíveis nesse ponto.

chamar a atenção das pessoas em volta e ciúmes não é regra geral para nenhum desses 2 tipos. existem exceções apenas, acredito, eu nunca conheci uma exceção.

possessividade, ironia, melancolia é regra geral para os egocêntricos 'baixos'. até onde consegui conhecer, são TODOS melodramáticos e sentimentalóides, porém TODOS tendenciam a racionalizar os sentimentos e emoções. o que soa muito contraditório para mim, pois não faz muito sentido alguém que é movido a emoções ficar racionalizando tudo, certo?

e TODOS os que eu conheci desse tipo também tem tendência a ser solitários emocionalmente e/ou antissociais e também tendenciam a chorar 'com força', ou seja, choram com raiva misturada com tristeza. aquele choro que faz a cabeça doer igual a uma ressaca. eu não sei explicar em palavras o porquê dessas semelhanças nas pessoas assim.

(e, claro, eu estou automaticamente agora tentando teorizar e achar uma resposta racional pra essas duas últimas coisas e blá blá blá)

a regra geral pros egocêntricos 'profundos' é que todos tendem a ser estrategistas e calculistas. TODOS racionalizam tudo. até onde percebi até hoje, não são sentimentais, porém TODOS me parecem ser carentes por carinho sincero, e também acho isso bem contraditório, dadas as outras características. nenhum deles demonstram isso.

são todos inteligentes e espertos de alguma forma, dotados de uma malícia extrema. todos são do tipo que sabem conversar (que conquistam pela conversa), sociáveis e simpáticos. um olhar um pouco desatento nem percebe nada disso. dos caras desse tipo que eu conheci, são TODOS do tipo que são conhecidos como 'o menino mais lindo da escola' ou 'o cara mais cobiçado da festa', conquistam a menina que quiserem. dentre as meninas desse tipo, todas, sem exceção, tendem a uma racionalidade e um controle meio estranho sobre os próprios sentimentos (digo estranho porque nunca entendi isso direito). são do tipo 'a menina que gosta do cara só na hora que ela quer' ou 'é a mulher que sabe muito bem o que quer e dá pra quem quer dar'. das garotas que eu tive mais contato desse tipo, todas tem um histórico de coração partido - tanto delas mesmas quanto de quem gostou das mesmas - o que eu também acho contraditório: se elas sabem o que querem, porque ficam de coração partido? enfim.

(engraçado, achei coisas contraditórias nos dois tipos...)


os egoístas 'coitados'

dos egocêntricos 'coitados' eu percebi que estão as pessoas mais velhas que eu conheço. acho que tendem a reter um pouco do egoísmo, pois egoísmo reflete uma personalidade forte - exatamente o contrário do que um egocêntrico 'coitado' quer demonstrar. ao contrario desses tipos aí de cima (que prezam MUITO pelo bem estar e tal) estes egocêntricos 'coitados' só se sentem bem quando estão na posição de vítima, porém tem controle da situação. exemplo? uma pessoa que não trabalha, não estuda, não pensa, não faz nada, quer muita coisa material (característica egoísta), sabe que não vai conseguir se não fizer nada, se faz de coitada por tudo isso e parece que pede uma atenção tremenda para que alguém a ajude. aí se alguém tenta ajudar, ao invés dela aceitar a ajuda, ela, além de negar, ainda controla a situação de forma que a pessoa fique sempre a tentando ajudá-la, que fique com dó, que dê atenção pra ela e é nessa hora que o egoísta 'coitado' se aproveita e consegue, ou tenta conseguir, tudo o que quer. e sim, eles conseguem. se alguma pessoa externa nega a tal atenção, o egoísta em questão antipatiza.

chamar a atenção de forma calculista, ciúmes, remorso, sentimento de vingança é regra geral aqui. concrentizar esses sentimentos é a característica principal de TODOS eles.



e ah, olhar nos olhos de uma forma específica é regra geral para todos os tipos de egocentrismo. TODOS tem um olhar profundo e analítico. TODOS. claro que nem sempre ficam olhando constantemente nos olhos dos outros e também existem outras pessoas que não são egocêntricas ou egoístas, mas também olham nos olhos. o que quero dizer é que existem tipos diferentes de olhar e é assim que dá pra começar a reconhecer a personalidade de alguém. escrevo sobre isso outra hora.



minhas conclusões são:

- tendencio a me aproximar com mais facilidade de pessoas que são egocêntricas e eu diria que 95% das pessoas que estão (ou algum dia estiveram) próximas de mim de algum forma, são todas egocêntricas;

- tenho uma simpatia quase que automática por egocêntricos/egoístas nível mais 'baixo';

- tenho atração por egocêntricos 'profundos';

- mais da metade da minha família faz parte dos egocêntricos 'coitados'. hahaha



questões pessoais que ficaram em aberto:

1. encontrei contradições sobre emoção e razão enquanto descrevi sobre egocêntricos e não consegui explicá-las.

2. motivo pelo qual não levo egocêntricos 'coitados' a sério.

3. gostaria de uma explicação sobre o porquê que eu fico sempre afim de egocêntricos 'profundos'. tá cada vez pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário