7.7.13

Você não precisa de nada disto.

Você não precisa de um iPad, nem de uma TV "fininha", muito menos de um carro para andar sozinho. Não precisa de um celular novo, enquanto o seu funcionar e também não precisa de uma Coca-Cola. Nem precisa de um jeans de 800 reais e seu sobrinho/filho/etc também não precisa do brinquedinho do Mc Donald's. Você não precisa de tudo que a publicidade oferece. É redundante, mas você só precisa do que você necessita. Na prática, você só precisa do que você quer precisar. Antes de dizer que "gosta de uma marca X" ou que "precisa/quer muito comprar produto X" você precisa saber exatamente do que você precisa e se essa necessidade não foi criada em você. Por natureza, ninguém precisa de uma TV LED 3D com acesso à internet e mimimi, mas por algum motivo, você quer isso. E pior: se tiver oportunidade ($), você vai comprar. Mas você não precisa disso. Apesar que todo mundo (inclusive eu) sempre tem bons argumentos para explicar porque precisamos das coisas que não precisamos (?). A publicidade está distorcida porque é assim que se vende o que não seria vendido naturalmente. Sua necessidade vira publicidade gratuita e assim segue a vida. As "boas" propagandas, ganham com necessidades inventadas e cada vez que uma pessoa aceita a isso, já se torna uma propaganda gratuita. Você precisa de uma camiseta, mas não precisa de uma camiseta com a marca/grife estampada no seu peito. Estampas enormes da Nike, Cavalera, Adidas...Não, não precisa. Você só precisa(va) de uma camiseta. Ir naquela balada é legal, você precisa se divertir, mas você também precisa mostrar para seus amigos do facebook/instagram/blog que você está indo lá, simplesmente por mostrar, só. Você não precisa fazer isso. Você precisa de um óculos escuros para proteger seus olhos da visão, mas não precisa de vários óculos escuros, muito menos para combinar os óculos com X coisas. Você precisa apenas de uma bota para se proteger da chuva, mas não precisa Daquela bota Daquela marca que vende Naquela loja e que é um preço absurdo. Mesmo sendo caro, você quer Aquela bota. É isso mesmo que você precisa? Não. Mesmo podendo pagar por isso, ninguém precisa pagar tão caro por coisas que você tem sabe que são caras pela marca - e não pelo produto em si.

O mais normal é sempre dizer que é bom pagar mais caro para se ter melhor qualidade. Mas não acho isso não explica o fato das pessoas aceitarem produtos que as fazem virar verdadeiros "outdoors" ou publicidade gratuita ou até que as fazem sentir que tem mais status. Isso é podre. Você não precisa de um Macbook, nem de um perfume francês importado e nem de um cachorro filhote de raça de mil e tantos reais pra se sentir melhor - ou achar que agora tem status por quem X coisas. Talvez um café já te satisfaça o dobro disso e você nem saiba. Ou um vira-lata abandonado rs.

Ah, sei lá. De verdade? Eu tenho é medo do poder que a publicidade tem e que ainda não usa. Ainda mais pra essa minha geração pra frente. E acho que tem muito publicitário por aí que pensa parecido. Mas enfim, tem dia que me bate umas lembranças de uns professores, de umas aulas, de algumas conversas e alguns trabalhos que só me fortalecem essa opinião, mas né, dá tilt, e é complicado pensar e concluir algumas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário